AgOstO: 207 AnOs dA rEvOltA dOs bÚzIOs-bAhIA: dE 12 A 25 dE AgOstO dE 1798

Em Salvador, apareceram panfletos com uma propaganda para fazer a República, abolir a escravidão, criar um regime livre com pessoas vivendo em condições de igualdades.
A sociedade baiana, o sistema colonial português prendeu os líderes do movimento, e muitas pessoas entre homens e mulheres. Negros, mestiços, brancos pobres.
Estas pessoas desafiaram com coragem, o poder colonial, o poder local, a monarquia, os senhores de escravos. Foram todos julgados, os brancos foram absolvidos, e os negros e mestiços condenados a morte e a deportação.
Em novembro de 1799, foram executados na praça da Piedade: João de Deus, Lucas Dantas, Luis das Virgens e Manuel Faustino, o Cortejo fúnebre foi pela rua da forca e voltou pela Rua da Cabeça. Seus corpos ficaram expostos no Pelourinho, Terreiro de Jesus, Preguiça e Piedade durante 15 dias como terror político. Seus nomes apagados da história, e a comunidade negra passou a ter medo de pensar em Igualdade.
Em 1985 o Olodum iniciou a luta para contar a história dos heróis da Igualdade no Brasil, descobrimos a carta da igualdade no arquivo histórico, compramos uma das casas em que os heróis da liberdade se reuniam na Rua Gregório de Matos 22, e fizemos passeatas até a Piedade, torneio de futebol, músicas sobre a revolta, seminários, e lutamos bravamente para colocar os bustos dos heróis negros e mestiços na Praça da Piedade.
Agora é hora de lutar de novo, pelos mesmos ideais, por justiça, por igualdade, na mesma sociedade desigual de 1798. Movimento Negro avante. 207 anos depois temos de aprovar os Estatutos da igualdade racial, temos de comemorar os 210 anos de Zumbi protestando contra o Racismo e construindo as alternativas para o Brasil, com os afro-descendentes vivendo em igualdade com os outros brasileiros.
Temos de fazer apenas o que nossos antepassados fizeram em 1798 lutar contra a opressão. O aviso foi dado e cabe a nós fazer cumprir o confronto histórico entre a opressão e a liberdade.

"Aviso ao povo baianense, que está para chegar a hora da nossa liberdade, a hora em que seremos todos iguais" (12 de agosto de 1798)

João Jorge Santos Rodrigues - Presidente do Olodum
2005 - Ano da Escola Criativa Olodum - Educação para igualdade no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As mudanças sempre são necessárias e seu comentário bem-vindo!

A r q u I v O s